O tempo se encontrou com o Vento na esquina do tédio.

A Postagem de hoje é especial pra a ilustradora e minha dupla de criação Priscila Lins, que me desenhou aí em cima (sim, sou eu!) e me pediu pra escrever sobre o tempo. Como presente se paga com presente, aí vai.

Obrigada Pris. O desenho ficou mais do que lindo.

O tempo se encontrou com o Vento na esquina do tédio.

O tédio era um cara vaidoso e tinha uma esquina só pra ele. Era tão dele que se recusava a olhar de lado, a sair, a limpar, a fazer qualquer coisa que o deslocasse daquela esquina sua e só sua.

O tédio percebeu assim que o tempo dobrou sua esquina que ele era um cara impetuoso, forte e disforme. Por onde passava, transformava tudo ao seu redor: as flores se despetalavam, os bebês ganhavam barba, as árvores viravam mesa e o velho saía jogando futebol. O tempo vinha distraído conversando com o Vento, velho amigo seu, sobre o universo. O Vento era colorido, serelepe. Por onde passava, descabelava tudo. O tédio logo percebeu que o Vento adorava mudar o curso das coisas. Por onde passava, os carros viravam na contramão.

Apavorado com tanto movimento, o tédio se sentiu ameaçado. Estava tudo tão tranqüilo em sua cadeira de balanço, em sua esquina tão sua, na paisagem conhecida. Se esses dois passassem por perto, seria o caos, o fim. Sua esquina poderia sumir. Todo mundo sabia que aquela dupla nunca foi amiga do tédio, o achavam muito grudento. Ele, então, resolveu se disfarçar.

Aproveitou o outono e transformou-se em uma árvore inofensiva, cheia de flores. Esperou.

-Quanta poeira. Você não passa por aqui?

Perguntou o tempo ao Vento.

-Confesso que não tinha visto esse lugar.

Sorrindo, o Vento soprou. A poeira foi embora, mas a cadeira de balanço não balançou e a estranha árvore de flores sequer se mexeu.

O tempo, experiente,

Reconheceu rapidamente,

Quem se escondia.

O Vento, inteligente,

Entendeu subseqüente,

E já sorria.

Juntos, sopraram e passaram,

Na esquina fria.

Cazuzeando transformaram,

O tédio em melodia.

Clarice Freire.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *